sexta-feira, 1 de junho de 2012

Síndrome de Abstinência

Olá pessoal, tudo bem?
Vamos falar agora sobre um assunto que anda sempre muito próximo do tema Dependência Química e uso de Drogas. A Síndrome de Abstinência ou Abstinência Narcótica é uma situação do organismo que se apresenta nos usuários de drogas e indica que ele está num quadro de dependência física ou psicológica.





Ela acontece pois o organismo do usuário, de tão entorpecido, acaba se acostumando com certa substância. Quando o organismo percebe a sua falta, começa a entrar num colapso gradativo gerando sinais e sintomas de grande desconforto para o usuário. Essa situação pode durar desde várias horas, até dias ou semanas. Se inicia com ansiedade e inquietação, onde o indivíduo passa a procurar pela droga, chegando a pontos mais críticos e com sinais clínicos que evidenciam dores pelo corpo, diarréia, desidratação, febre, acidose sanguínea, níveis dos componentes do sangue alterados etc. Em geral, estes sintomas se iniciam de 4 à 8 horas após o ultimo uso da droga, mas em alguns casos, como por exemplo o Crack, esses sintomas começam em 30 minutos após o uso.


A Síndrome de Abstinência também acontece em Recém-nascidos de mães usuárias de drogas. Em geral ocorrem de 24 à 48 horas após o parto e se caracteriza por febre constante, tremores, irritabilidade, vômitos, hipertonicidade muscular, insuficiência respiratória, convulsões, choro agudíssimo podendo levar à morte do bebê. Isso acontece porque, quando a mãe utiliza substâncias entorpecentes, parte das toxinas também é transmitida ao feto, fazendo com que ele também se torne dependente da substância.


Para avaliar se um indivíduo já está ou não dependente de alguma droga, o primeiro fator a ser avaliado é a questão da abstinência. Muitas vezes o uso é tão intenso que, por sempre estar utilizando, o usuário acaba não percebendo quais são as reações do corpo quando se afasta da droga. Nos fumantes a Abstinência é bem perceptível pois, em geral, essa parcela da população quase sempre refere ter tremores nos membros e precisar do fumo (Nicotina) para poder relaxar ou se acalmar.

Em geral, a grande dificuldade na permanência dos dependentes químicos nas clínicas de reabilitação se dá por conta das crises de abstinência pois, já que o usuário não é obrigado e ficar internado contra sua vontade, ele sai para que consiga a droga novamente. Nos primeiros momentos após o uso, passados os efeitos da droga, o usuário sente grande culpa e arrependimento, podendo levar à quadros depressivos que podem gerar tentativas de suicídio.

Bom, por enquanto é o que temos por hoje.
Quem tiver alguma informação ou algo pra dividir conosco sinta-se livre para se expressar!
Obrigado pela colaboração e até a próxima pessoal!
Força!

Um comentário:

  1. muito bom, estou fazendo um curso sobre de dependência quimica e isso me ajudou muito. obrigado!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua história, sugestão, crítica, dica ou até mesmo um simples desabafo. Estamos aqui para isso!